Capital Moto Week recolhe 2 toneladas de lixo eletrônico na Granja do Torto

Setor Habitacional do Torto é considerado o 1º sem resíduos eletroeletrônicos da capital do país

O Capital Moto Week já entrou para a história como o maior festival de motos e rock da América Latina. Em seus 20 anos, bate mais um recorde mostrando que sua grandeza ultrapassa os limites de público, entretenimento, shows e motocicletas. Com ação porta a porta no Setor Habitacional Torto, a organização do Festival, em parceria com a Prefeitura Comunitária da Granja do Torto e a ONG Programando o Futuro, recolheu 2 toneladas de lixo eletrônico nas 1.000 residências do bairro, como parte do conjunto de iniciativas de sustentabilidade do festival.

O grupo de voluntários percorreu 100% das ruas do bairro de 22 a 26 de julho, recolhendo na casa dos 3.500 moradores equipamentos eletrônicos obsoletos:, como geladeira, fogão, televisores de tubo, além de grande quantidade de pilhas. A ação incluiu ponto de coleta na Praça da Amizade, ao lado do Parque de Exposições da Granja do Torto, onde acontece o CMW. No local um ônibus educativo recebeu a comunidade para conscientizar quanto ao descarte correto de resíduos eletrônicos.

A organizadora do festival, Juliana Jacinto, celebra o resultado da ação e explica o propósito do festival: “Nós, do Capital Moto Week, temos um projeto muito forte de sustentabilidade e legados sociais. Com a parceria da Programando o Futuro, arrecadamos lixos eletrônicos e já fizemos uma série de doações de computadores que ajudaram escolas e a profissionalização de jovens na comunidade da Granja”.

Patrícia Mazoni, coordenadora de sustentabilidade do CMW, explica que 100% do lixo eletrônico arrecadado pelo festival é destinado corretamente. “Há um processo de desfazimento, em que esses resíduos são fragmentados e encaminhados para a indústria para serem reciclados e voltarem ao ciclo produtivo. Alcançamos um grande impacto social e ambiental ao livrar a comunidade inteira da Granja do Torto de resíduos eletroeletrônicos poluentes”, disse Patrícia.

“A ação foi fantástica porque muita gente não tem como descartar os materiais. Com a coleta na porta de cada um, transformamos a Granja do Torto em uma comunidade lixo zero eletrônico", declara Marcelo Oliveira, morador e prefeito da Granja. Os computadores doados que tiverem condições de reuso serão recondicionados para centros de inclusão digital nas comunidades.

Confira aqui a galeria de fotos desta ação.

Lixos Eletrônicos

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o Brasil é um dos maiores produtores de lixo eletrônico do mundo. O país gera cerca de 1,5 milhão de toneladas de resíduos por ano, o que equivale ao tamanho de 5 mil Torres Eiffel. Celulares, computadores, impressoras, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos que não são mais utilizados são considerados resíduos eletrônicos. Esse material contamina a água, o solo, prejudica a saúde dos animais e o meio ambiente. Por isso é necessário o descarte correto dos objetos.