Capital Moto Week 20 anos: edição comemorativa bateu recordes de público, de motos, de shows e de negócios

Maior encontro de motos da América Latina reuniu 846 mil pessoas, 370 mil motos, 100 shows e ativou 60 marcas nacionais e internacionais.

Cultura, pluralidade, empreendedorismo, responsabilidade social e ambiental marcaram a celebração dos motociclistas em 2023.

O Capital Moto Week, maior festival de moto e rock da América Latina, completou 20 anos com a quebra de novos recordes, comprovando ser um festival transversal e democrático. Mais de 846 mil pessoas e 370 mil motos passaram pelo complexo nos 10 dias da edição 2023, superando o histórico do ano anterior. O festival, que movimentou R$ 62 milhões na economia do Distrito Federal, promoveu 100 shows de variadas vertentes de rock, reuniu 1,8 mil motoclubes e levou 34 mil motos às ruas de Brasília, com impactos expressivos de sustentabilidade e legado social.

“Nosso público nunca decepciona! Encerramos a edição que celebra 20 anos de liberdade, muito satisfeitos e com o sentimento de dever cumprido”, avaliou o organizador do festival, Pedro Franco. Segundo ele, o Capital Moto Week despontou como plataforma de conexão e experiências:"Todos os espaços imersivos traduzem a maturidade da marca Capital Moto Week, essa transversalidade de conteúdo que oferecemos ao público. Buscamos sempre inovar e é esse olhar que nos permite entregar, cada vez mais, um festival que surpreende ano após ano”, destaca Pedro Franco

A edição de 2023 também consolidou, a nível nacional e internacional, a imagem de que o CMW é muito mais que asfalto, motor e óleo."O Capital Moto Week desponta como um festival de cultura, economia criativa, lifestyle, de encontros, reencontros, cidadania e sustentabilidade", destaca Juliana Jacinto, organizadora do festival. Emocionada, ela acrescenta: “O Capital Moto Week é parte da vida e da história de milhares de pessoas e da nossa também”.

São diversas as histórias incríveis que marcaram esta edição emblemática. Desfile de moda inclusivo, mulheres empreendedoras, visitantes de todo o Brasil (e do mundo), serviços gratuitos à comunidade, passeio motociclístico, festas de casamento, experiências imersivas, Noite da Mulher no Rock, competição do GS Trophy, coleta de 2 toneladas de lixo eletrônico, histórias de superação, entre tantas outras. E a próxima edição já tem data marcada: 18 a 27 de julho de 2024.

 

Maior passeio motociclístico do mundo

O tradicional e aguardado passeio motociclístico do Capital Moto Week foi outro ponto alto da edição comemorativa. O maior passeio motociclístico do mundo levou mais de 34 mil motos às principais avenidas e pontos turísticos de Brasília. Com público diverso, as motos deixaram os portões do complexo do CMW e percorreram 53 km, passando pelos principais pontos turísticos da capital federal. Duas horas mais tarde, o comboio retornou em grande estilo para abrir a última noite de shows da edição comemorativa dos 20 anos do festival.

 

Negócio que movimenta a economia

Em termos de negócios, 9 patrocinadoras e 50 marcas nacionais e internacionais assinaram ativações no festival. Entre elas, a roda gigante com 22 metros de altura, o bungee-jump de 40 metros - que já é tradição no CMW - e a tirolesa com 134 metros de extensão, que cruzava pelo alto toda a arena de shows. BMW, Michelin, Honda, ASX, Claro, Rede HPLUS, Pepsi Black, Spaten, Giraffas, Shopping Iguatemi e Sebrae integraram o grupo que investiu na edição comemorativa.

Em 2023, o CMW movimentou R$ 62 milhões na economia do DF e do país, um crescimento de 10% em relação ao ano anterior. Foi responsável pela geração de 12 mil postos de trabalho diretos e indiretos. O festival beneficia cadeia produtiva que envolve 52 setores da economia, como o da hotelaria, que durante os 10 dias de festival registrou uma taxa de ocupação de 98%. Historicamente 40% do público é composto por turistas brasileiros e de países vizinhos.

 

Sustentabilidade

O único festival no Brasil certificado como Lixo Zero e ISO 20.121, promoveu mais de 90 ações ambientais e sociais na edição de 20 anos. Destaque para o lançamento da Academia de Produção Inteligente, dedicada a capacitar equipes de produção, fornecedores, expositores e parceiros. Mais de 600 profissionais receberam treinamentos em sustentabilidade, atendimento humanizado, combate à violência (#CMWPorElas) e boas práticas em manipulação de alimentos.

Ao adotar o uso do "Meu Copo Eco", o festival evita o consumo de mais de 1 milhão de copos descartáveis nos 10 dias de duração. Desde 2019, o CMW baniu o uso de materiais não recicláveis, além de promover a destinação correta de resíduos eletrônicos. Com ação porta a porta na Granja do Torto, a organização do festival, em parceria com a Prefeitura Comunitária e a ONG Programando o Futuro, recolheu 2 toneladas de lixo eletrônico nas 1.000 residências do bairro.

 

Acessibilidade e inclusão

A acessibilidade está no DNA do Capital Moto Week: pessoas com deficiência tiveram acesso gratuito com direito a acompanhante. Todo o complexo recebeu sinalizações de acesso PCD. Um Camarote Solidário dedicado a esse público instalado em frente ao palco principal, com estrutura de piso elevado, além da tradução em libras dos shows das atrações nacionais.

Inclusão e valorização também do público feminino. Em 2023, as mulheres tiveram toda uma programação e espaços exclusivos, dos palcos aos motoclubes, do empreendedorismo às passarelas e projetos sociais. O emblemático festival foi encerrado com chave de ouro pela Noite da Mulher no Rock, comandada pela cantora Pitty e com a presença de mulheres em todos os palcos temáticos.

 

Legados Sociais

Durante três dias, a arena de shows se transformou na Vila do Bem. Dessa vez, os protagonistas foram 200 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade do DF e 420 servidores de órgãos públicos locais. O grupo foi recepcionado no complexo e se beneficiou de atendimentos de saúde e outros serviços gratuitos, além da programação cultural. No quesito combate à fome, em 2023 o Capital Moto Week arrecadou 6,4 toneladas de alimentos por meio do Ingresso Solidário, que foram doados para 17 instituições beneficentes do DF, alcançando mais de 1.700 pessoas.

 

Grandes Números | Capital Moto Week 2023

  • 846 mil pessoas de público circulante

  • 370 mil motos passaram pelo complexo

  • 100 shows com 72 bandas nos 5 palcos temáticos

  • 298 mil m² de área, o equivalente a 25 Maracanãs

  • 1,8 mil motoclubes

  • 34 mil motos no passeio motociclístico

  • 12 mil postos de trabalho diretos e indiretos

  • R$ 17 milhões de investimento para realizar o Festival

  • R$ 62 milhões foi a movimentação na economia do DF

  • 98% de taxa de ocupação da rede hoteleira de Brasília

  • 6 milhões de pessoas de 10 países já passaram pelo CMW desde 2004

  • 90 ações ambientais e sociais

  • 6,4 toneladas de alimentos arrecadadas com Ingresso Solidário

 

Assessoria de Imprensa e RP

 

Capital Moto Week

Assessoria de Imprensa: (61) 98112-2757

E-mail: imprensa@capitalmotoweek.com.br

Sala de Imprensa: Link

Banco de Imagens: Drive CMW

Próxima edição CMW: 18 a 27 de julho de 2024